Isadora Melo é uma das representantes na programação do mês da Consciência Negra na Frei Caneca FM (Foto: Divulgação/internet)
Allan Petterson Gomes
O Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 deste mês, é uma data que carrega o significado da luta do povo negro em busca de seu espaço e reconhecimento dentro da sociedade ao longo de vários séculos, seja através de manifestações artísticas, intelectuais ou sociais. Pensando na importância dessa data, a 101.5 preparou uma programação especial:
BR-101.5
A programação das manhãs no BR-101.5 conta com vários artistas negros e negras ao longo do mês. Nesta sexta-feira (05) tem o rock progressivo da artista recifense Dani Carmesim, apresentando músicas de seu último álbum “Resumo da Ópera", que celebrou uma década de sua carreira no mundo da música. E na segunda-feira (08) a entrevista é com Rubia Divino, uma das vozes mais interessantes da cena musical atual. Através de ritmos como o Jazz e o samba, ela explora temas relacionados à cultura afro-brasileira em seu álbum intitulado “Transborda”.
Música
Para marcar o mês, a seleção musical da 101.5 é turbinada com produções de artistas negres, a cada duas horas. A curadoria é de Lorena Fragoso, e apresenta a força da representatividade. Entre as vozes estão Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Milton Nascimento, Elza Soares, Larissa Luz, Tássia Reis, Casas Populares da BR-232, Barbarize, ABRA, Lido Pimienta e SZA.
Também nos sábados de novembro, sempre às 18h, veiculamos shows de artistas como Isadora Melo, acompanhada pelo pianista Zé Manoel e pelo bandolinista Rafael Marques, no dia 06. Já Vinícius Barros se apresenta no dia 13 de novembro com o show “Pra Abraçar”. Luedji Luna, artista indicada ao Grammy, vem com sua apresentação no Palco Frei Caneca FM 2020, no dia 20. E encerrando o mês, o ouvinte confere o show "Sarau Delas", encabeçado por Gabi da Pele Preta, com participações de Isaar, Isadora Melo e Surama Ramos, no dia 27.
Salada Pop
Nesta primeira semana de novembro, o Salada Pop estreou dois novos quadros: “O que eu tenho a ver com isso”, cuja proposta é abordar temáticas sociais que atingem principalmente pretos, pardos e indígenas, em um recorte que define a cor das desigualdades sociais impostas e desperta questionamentos sobre a importância da participação da sociedade para promover mudanças; e o Vozes de Pernambuco, que traz a presença de poetas negros do Recife e de Pernambuco, como Odailta Alves, Danuza Lima, Renata Santana e muito mais.
Interprogramas
A Frei Caneca FM segue fortalecendo seu papel didático, apresentando também interprogramas que abordam o simbolismo e a importância do Mês da Consciência Negra, como o Viva o Recife! E eu te digo como, apresentado por Bráulio Moura, que traz a história de personalidades locais do Recife como Dona Santa, a rainha dos maracatus recifenses, e o Sítio de Pai Adão, o primeiro terreiro de Pernambuco.
21 Dias de Ativismo
Ao longo do mês, a rádio pública do Recife aborda, ainda, assuntos como o crime de racismo ocorrido na loja Zara e a presença de mulheres pretas na política durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.
Compartilhe