ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM leva carnaval de rua ao Recife Antigo neste domingo

14.02.20 - 15H43
luedji luna

A prévia carnavalesca da rádio pública do Recife bota o bloco na rua e apresenta palco com shows da Orquestra Malassombro, Mestre Anderson Miguel, Luedji Luna e projeto Pérolas Negras

 

Na semana que antecede a folia de momo, pelo segundo ano consecutivo, a rádio pública do Recife celebra o carnaval de rua com o Bloco Pen Drive da Madrugada e o Palco Frei Caneca FM. 

A concentração do Pen Drive da Madrugada é às 14h, na Praça da Independência, no centro da cidade. Quem faz as honras da festa e recebe os foliões é a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense acompanhada pela Orquestra Henrique Dias. Às 16h, o cortejo atravessa a Ponte Maurício de Nassau em direção à Avenida Marquês de Olinda, depois contorna o Marco Zero do Recife e segue na Avenida Rio Branco indo de encontro ao Palco Frei Caneca FM, na Praça do Arsenal, onde haverá, a partir das 18h, shows com Orquestra Malassombro, Mestre Anderson Miguel, Luedji Luna e o projeto Pérolas Negras. 

A Orquestra Malassombro, comandada pelo bandolinista e compositor Rafael Marques, canta crônicas do cotidiano e trabalha basicamente com frevo de bloco autoral – mas abre espaço para outros ritmos da folia. Composta por 21 músicos, entre instrumentistas de cordas, sopros e percussão, e um coro de vozes femininas e masculinas, a orquestra apresenta composições que renovam um dos ritmos mais tradicionais de Pernambuco. Entre as canções que serão apresentadas no domingo, estão Me dê (Martins), Quer mais o que (Marcelo Rangel), Quando o frevo tocar (Claudio Rabeca), entre outros sucessos. 

Após o frevo, quem dá o tom da festa é a sonoridade de Mestre Anderson Miguel. Em seu terceiro álbum, “Sonorosa” (2018), produzido por Siba e João Noronha, Anderson renova a tradição do maracatu rural e da ciranda, com sutis pitadas de guitarra e baixo elétrico. A cantora e compositora baiana Luedji Luna traz ao Recife um show com o DJ paulista Nyack. Os dois lançaram, em maio de 2019, o EP "Mundo", cujos passos iniciais começaram quando Nyack remixou a canção "Banho de folhas" - presente no álbum de estreia de Luna, "Um corpo no mundo", de 2017. Filha de um casal de militantes do movimento negro de Salvador, ela veste suas letras repletas de temas sociais com ritmos africanos, samba, baianidades e jazz. Já Fernando Carmo, o DJ Nyack, gosta de construir suas produções unindo o rap a sons brasileiros como samba, samba-rock, bossa nova, além do soul, funk e acid-jazz. Os rappers Zudizilla e Stefanie, que participaram como do EP "Mundo", sobem ao palco como convidados de Luedji e Nyack .

E encerrando a noite, o projeto Pérolas Negras realiza uma roda de samba comandada por Leyde do Banjo, acompanhada por seu grupo, As Mari's do Samba. O show, inédito, reunirá apenas mulheres no palco, tocando e cantando. O protagonismo será todo delas. Leyde receberá as convidadas especiais Maria Pagodinho e Camila Yasmine - representantes, respectivamente, da antiga e da nova geração do samba.


Serviço 

Bloco Pen Drive da Madrugada

Dia 16 de fevereiro
Concentração Praça da Independência (Praça do Diário) 14h
TCM Cariri Olindense e Orquestra  Henrique Dias
Saída às 16h, com cortejo em direção à Praça do Arsenal

Palco Frei Caneca

Praça do Arsenal – Bairro do Recife
Dia 16 de fevereiro, domingo, às 18h

Shows

Orquestra Malassombro - 18h 
Mestre Anderson Miguel - 19h
Luedji Luna e DJ Nyack - 20h
Pérolas Negras – 21h30


Compartilhe