ícone face twitter instagram

Entrevistas com mulheres pretas enriquecem a semana

04.07.21 - 21H22
Imagem de divulgação do evento Abayomi

Evento traz rodas de debate e será online (Imagem: Abayomi 2021 / Divulgação)

Por Giovanna Lira

Exercendo seu papel social e dando continuidade ao objetivo de elevar as vozes plurais da sociedade, a programação da rádio pública do Recife se prepara para receber mulheres pretas incríveis para entrevistas especiais em prol do Julho das Pretas, campanha que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, que acontece no dia 25 de julho, em homenagem à Tereza de Benguela, princesa do Congo e líder quilombola no Brasil.

Para falar mais sobre a agenda que acontece durante o mês de julho, na quinta-feira (08), na faixa de entrevista do Salada Pop, às 15h, Nice Lima entrevista a produtora cultural e feminista preta, Carlita Roberta, organizadora do 1º Abayomi - Encontro de mulheres negras da Cultura popular, que ocorre nos dias 10 e 11 de julho, em formato online e gratuito. Participam cerca de 100 mulheres ligadas à cultura popular pernambucana, das seis regiões de desenvolvimento do Estado, com debates entre militantes pretas, ativistas sociais, escritoras, produtoras culturais e líderes feministas.
 

Saiba mais sobre Julho das Pretas e o que a Frei Caneca FM preparou.
 

SEGUNDA
O BR 101.5 anima as manhãs dos ouvintes a partir das 9h da manhã; já às 11h, nesta segunda (05), Gabriele Alves entrevista Gangga Barreto. A cantora e percussionista pernambucana, conhecida por seu trabalho ao lado de Lia de Itamaracá, fala sobre seu segundo álbum, intitulado Esperançar, que mistura elementos sonoros como ijexá e o bolero, para entregar a mensagem prevista pelo título da obra, principalmente em tempo de pandemia. O EP apresenta cinco faixas, incluindo o single Memeu.

Ao meio-dia, “Um (novo) olhar para nossa biografia” é o tema do TPM - Tempo Para Mim. Priscila Xavier entrevista Aline Oliveira, mulher negra, nordestina, facilitadora e mentora em processos de desenvolvimento pessoal para falar sobre arquétipos do desenvolvimento humano com o recorte racial, em alusão ao Julho das Pretas.


TERÇA
Na terça (06), André Mussalem é o convidado na faixa de entrevista do BR 101.5, às 11h. O cantor fala sobre o projeto de lançamento de EPs que culminaram no Distopia - O Álbum, que apresenta duas músicas inéditas.

No Salada Pop, Nice Lima conversa com o mestre em ciência política Caio Santos, às 14h. Ele é produtor do podcast Raízes, onde conta a história das famílias não brancas do país; a produção venceu a premiação do Spotify Sound Up Brasil.

 

QUARTA
No quadro Papo de Artista, às 11h desta quarta (07), Manoel Constantino convida o escritor e jornalista Paulo Santos. Premiado pela Academia Pernambucana de Letras, o autor das obras A Noiva da Revolução e O general das massas é coordenador do projeto Pernambuco Libertário, desenvolvido pela Associação Centro Vivo Recife, e membro da comissão criada pelo do Governo do Estado para organizar as comemorações do Bicentenário da Revolução de 1817. 


QUINTA
Na quinta (08), às 11h, Gabriele Alves bate um papo com Bruna Longo no BR 101.5. A atriz e diretora conta como foi a criação do projeto Anônimo Muitas Vezes Foi Mulher, que traz três espetáculos autorais femininos: Inventário, Quebra-Cabeça e Criatura – Uma Autópsia, esse último idealizado por Bruna. E às 14h, começa o Salada Pop.


SEXTA
O último BR 101.5 da semana traz informações sobre o Festival AfroPop. O evento online acontece nos dias 10 e 11 de julho, com shows de Olodum, Panteras Negras feat Tulani Masai, Dão e Cronista do Morro, entre outros nomes da música afro-urbana.

Todas as entrevistas veiculadas no BR-101.5, Salada Pop e TPM  - Tempo Para Mim ficam disponíveis nas plataformas de áudio SpotifyDeezerCastboxGoogle PodcastsAnchorMixcloud e também no canal do Youtube Frei Caneca FM.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe