A cada dia novos casos de COVID-19, popularmente conhecida como Coronavírus, se multiplicam no Brasil e no mundo.
Para a contenção da propagação da doença, medidas como evitar sair de casa e ter contato com pessoas, lavar constantemente as mãos, tossir ou espirrar fazendo uma barreira com o antebraço, evitar tocar as mucosas do nariz e boca e fazer higienização com álcool em gel são necessárias.
Idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes e diabéticos precisam redobrar os cuidados já que estão no grupo de risco e mais suscetíveis a pegar o Coronavírus.
No meio de tudo, é relevante destacar a importância da necessidade de informações claras e seguras. Tomar medidas de prevenção é também evitar o pânico e a desinformação.
A Frei Caneca Fm traz uma lista com órgãos oficiais para você acompanhar notícias e direcionamentos sobre o Coronavírus. Para além, lembramos da importância de sempre checar qualquer informação que você receba via WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem.
Lista de órgãos oficiais para acompanhar notícias e direcionamentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis)
Ministério da Saúde: Ações do Governo do Brasil para combater o coronavírus
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Bireme: Novo Coronavírus [Portal Regional da BVS] / Vitrine do conhecimento
Folha informativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Site Novo Coronavírus da Prefeitura do Recife
Aplicativo Atende Em Casa - Governo do Estado de Pernambuco
Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco
App Coronavírus - SUS
Com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre o Coronavírus, COVID-19, o Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus - SUS. Ele já está disponível gratuitamente para Android ou iOS nas lojas de aplicativo de cada sistema.
O app conta com as seguintes funcionalidades:
- Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;
- Mapa indicando unidades de saúde próximas;
- Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima;
- Área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Coronavírus.
Compartilhe