Em parceria histórica, a 101.5 comemora aniversário com Pátio lotado

04.07.24 - 16H30
Foto: Hannah Carvalho

Palco Frei Caneca - 8 anos no ar. (Foto: Hannah Carvalho)

Por Mateus Paegle

A Frei Caneca FM comemorou, no último domingo (30), seu oitavo ano no ar, com mais uma edição do Palco Frei Caneca, no Pátio de São Pedro. A Frei Caneca FM realizou a transmissão do evento em parceria com a Universitária FM, numa festa que contou com apresentações do Cavalo Marinho Boi Pintado, Forró na Caixa, Jáder e Mestre Ambrósio. Os shows começaram no final da tarde e seguiram até depois das 22 horas, contando com grande comparecimento do público para prestigiar mais este aniversário da 101.5 FM.

A Frei Caneca FM e a Universitária FM (99.9) estiveram juntas durante 7 horas ao vivo na transmissão do Palco Frei Caneca. Nathália D’Emery, coordenadora da Rádio Universitária, trouxe detalhes sobre a parceria: “A gente da Universitária recebeu o convite para chegar junto e celebrar o aniversário de 8 anos da Frei Caneca, para a gente retransmitir o Palco Frei Caneca, diretamente do Pátio de São Pedro. Então chegamos juntos nessa festa e amamos esse convite.” e também desejou “que seja o primeiro passo de muitos outros, só o começo para que a gente possa pavimentar e fortalecer esse caminho, dessas duas rádios tão importantes, a Universitária e a Frei Caneca, para a vida cultural da nossa cidade, para a comunicação pública da nossa cidade.”

Em entrevista após o show, ainda no calor dos festejos, o Forró na Caixa concedeu entrevista aos repórteres João Marcelo e Ézio Flávio, da Universitária FM, onde falaram sobre a apresentação no Pátio: “Bom demais o show, que energia. O público lindo, quente, a gente comemorando o aniversário, a energia tá a mil, a emoção tá a mil”. Comentaram também sobre a importância das rádios públicas: “A rádio é muito importante, a mídia é muito importante, de toda forma, ao divulgar o trabalho da gente, da música de Pernambuco, dos artistas. É fundamental e importante, ainda bem que existe a Frei Caneca e a Universitária.”

O cantor Jáder comentou sobre a importância da comunicação pública para a cultura do Recife: “Para mim a rádio pública sempre foi muito importante, não só para mim, como para todos os artistas independentes, porque é um canal muito frutífero para a disseminação da música independente daqui de Pernambuco. Então só tenho a agradecer tanto a Frei Caneca, quanto a Rádio Universitária.”

Edson Holanda/PCR
Foto: Edson Holanda/PCR

Priscila Xavier, gerente da Frei Caneca FM, também destacou a parceria inédita entre a 101.5 e a 99.9 FM: “Fico extremamente honrada desse encontro poder ter nascido e se desenrolado nessa gestão feminina, eu na Frei Caneca FM, Nathália D’Emery na Universitária... estou feliz demais porque as duas rádios são muito importantes para a cidade (...) entendo que a rádio pública tem um papel fundamental que as rádios comerciais não conseguem alcançar.” E também comentou sobre a importância da proximidade com o público: “O fato de a gente [Frei Caneca FM] estar na rua é uma forma se aproximar ainda mais do nosso público e conhecer gente nova, porque muita gente que vem pro Palco Frei Caneca conhece a rádio a partir dali.”

Gabriele Alves, apresentadora do BR-101.5 e do Palco Frei Caneca também comentou a parceria entre as duas emissoras públicas: “Essa complementaridade que a gente sempre traz quando se fala de comunicação pública é extremamente necessária para que a população também se aproprie dos nossos artistas, da nossa cultura”.

HISTÓRIA
A Frei Caneca FM é uma emissora pública, criada por meio da Lei Municipal 6.511, aprovada em 1960, em uma iniciativa do vereador Liberato Costa Jr. Em 2011 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu outorga para o funcionamento da rádio no canal 268/E, na frequência 101.5 FM para a cidade do Recife. A emissora, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, começou a transmitir, em caráter experimental, com uma programação musical inovadora, em junho de 2016.