Símbolo do Agosto Lilás. (Foto: Reprodução/Internet)
Por Willames Ferreira
Em 07 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), que surgiu da necessidade para inibir os casos de violência contra a mulher no Brasil. O nome se deu através do caso da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressão durante 23 anos, e duas tentativas de assassinato de seu ex-companheiro.
Completando 18 anos em 2024, o cenário após a implementação da lei ainda se torna discutível mediante as conquistas e os desafios que são enfrentados. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), 68% das brasileiras têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica. Esse índice é ainda maior entre as tocantinenses (75%), acreanas (74%) e amazonenses (74%). Foram entrevistadas 21,7 mil mulheres com 16 anos ou mais.
Como mais uma forma de conscientização, foi criada a campanha do Agosto Lilás, a fim de sensibilizar e informar a população como identificar situações de violência no seu dia-a-dia. Diante da importância da temática, o Calor da Rua desta terça-feira (13) convida Daisy Maria de Andrade, desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), para trazer reflexões práticas sobre a aplicação da Lei Maria da Penha. Você confere o programa a partir do meio-dia, na 101.5 FM, aqui no site ou pelo canal do YouTube.
SEGUNDA A SEXTA
BR-101.5
Se é carona pelas ondas da música e informações culturais que você procura, é só sintonizar de segunda a sexta na Frei Caneca FM, pois Gabriele Alves te espera de 9h às 12h, no BR-101.5. Participe pedindo música ou mandando sugestões pelo número de WhatsApp: (81) 9 9488-6842.
Calor da Rua
O Agosto Dourado é uma campanha que tem como o incentivo ao aleitamento materno, com proposta de conscientizar as vantagens nutricionais para o recém nascido, e também combater a desinformação que envolve o tema. O Calor da Rua desta segunda (12), ao meio-dia, convida Manoel Adauto, enfermeiro obstetra, consultor em lactação com certificação internacional e coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher do Recife, para um bate-papo que tem transmissão pelo nosso YouTube.
Na terça (13), o destaque da faixa de entrevistas é para o Agosto Lilás; já na quarta (14), a entrevista do dia é com o maestro e pianista Lanfranco Marcelletti Jr., que contra detalhes sobre a apresentação mais recente da Orquestra Sinfônica do Recife, a ser realizada nos dias 14 e 15 de agosto, no Teatro Santa Isabel, na capital pernambucana.
Para quem curte a temática da difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo está convidado e convidada a sintonizar nesta quinta-feira (15) no Calor da Rua e conhecer mais sobre a terceira edição da Expo Preta. O evento destaca a valorização de uma plataforma de impulsionamento para pessoas afroempreendedoras, contando com oficinas, workshops, show da paraense Gaby Amarantos, e muito mais. Para trazer mais informações ao público, contamos com a presença da gerente de sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.
Encerrando a semana no Calor da Rua, o assunto é planejamento financeiro para você impulsionar seus planos e negócios, nesta sexta (16). Além das entrevistas, o Calor da Rua traz ainda, diariamente, o quadro Giro Recife, com notícias locais para você ficar bem informado e informada.
Relicário
Com apresentação de Janaína Serra, o Relicário é seu encontro ideal entre as belezas da poesia e música no seu fim de tarde. E iniciando a semana, nesta segunda (12), o quadro Livros de Cabeceira recebe a escritora, palestrante e pesquisadora Trudruá Dorrico, pertencente ao povo Makuxi. Autora de “Eu sou Macuxi e outras histórias” (Caos e Letras, 2019), "Tempo de retomada" (Urutau, 2023) e "Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena" (Companhia das Letrinhas, 2023), ela compartilha novos olhares com os ouvintes do programa. Mande sua mensagem e foto do fim de tarde pelo WhatsApp: (81) 9249-2199.
SEGUNDA
TPM - Tempo Pra Mim
Na Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier te convida para o TPM - Tempo Pra Mim, que aborda pautas importantes sobre saúde feminina. E nesta segunda (12) é hora de falar com a bióloga, oraculista e terapeuta integrativa Mariana Gabriela. Iluminando a consciência com o auxílio dos Oráculos, ela compartilha como essa ferramenta terapêutica pode auxiliar quem busca autoconhecimento e autodesenvolvimento. A entrevista é transmitida também pelo YouTube.
TERÇA
Mamas, Manas e Minas
Janaína Serra entra em ação com o Mamas, Minas e Manas, toda terça-feira, a partir das 14h na Faixa Mulher, trazendo temas relevantes sobre maternidade, infância e parentalidade.
SEXTA
Papo de Artista
A cantora, compositora e performer Madu é a convidada do apresentador Manoel Constantino no Papo de Artista desta sexta-feira (16), às 15h. Com apenas 23 anos, a pernambucana iniciou sua carreira autoral há cinco anos, se incorporando ao mercado musical em Portugal, onde vive atualmente. Seu som vem encantando o público português e brasileiro pelo diferencial na música contemporânea.
FIM DE SEMANA
Iniciando o sábado (17) tem curiosidades, histórias e entrevistas com a criançada na Faixa Infantil, a partir das 8h. O programa Palavras no AR traz o tema Era uma vez...Margareth Hamilton, e conta a história dessa astronauta que é muito boa com números. Ainda no episódio você conhece a professora da área de estatística Cláudia Lima, e ouve os recadinhos da mensageira La Ursa.
Às 8h30, é hora do É Conversa pra Criança Sim! abordar o tema da morte, um acontecimento que deveria ser natural, mas que os adultos costumam se complicar na hora de explicar para as crianças. Ainda no programa, você conhece dicas de leituras, filmes e músicas de artistas que interpretam a morte de seu modo, falando sobre um jeitinho diferente sobre despedidas.
O Recife Cidade Parque da semana traz mais um projeto criativo que é discutido em prol de uma cidade mais urbanizada. E às 9h, a pauta do dia é sobre a ciência oceânica, com comentários e explicações do projeto de Chris Araújo, bióloga, com mestrado e doutorado em oceanografia e pós-doutorado em gestão costeira.
Já no domingo, a partir das 10h da manhã, tem muito alto astral com o Batucada, que traz o melhor das homenagens e repertórios dos artistas do samba, com seleção musical e apresentação de Iara Lima.
A romancista e ensaísta Tatiana Salem Levy é a entrevistada no Giro Nordeste, às 19h. Sua trajetória como escritora e investigadora da Universidade de Lisboa é um dos pontos-chave que guiam a conversa. O romance "A chave de casa", a fez receber o Prêmio São Paulo de Literatura como autora estreante em 2008, além do English Pen Award.
EDITAL
As inscrições para o Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024 seguem até o dia 16 de agosto e devem ser realizadas pelo Cultura Recife. A chamada prevê a seleção de até 31 programas com 60 minutos de duração, que deverão ser veiculados uma vez por semana, a partir de 2025.
Confira todas as produções da Frei Caneca FM pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site, clicando no player localizado no canto superior direito desta página.
Compartilhe