ícone face twitter instagram

Panela do Jazz retorna aos festivais do Recife e marca presença no BR-101.5

14.10.24 - 07H30
Divulgação Panela do Jazz

Foto: Divulgação do Festival
 

Por Manuele Mendes


Em 2024, o Festival Panela do Jazz retorna ao bairro do Poço da Panela - berço e casa desde a origem - após um hiato sabático no Recife, no ano passado, mantendo sua marca de mesclar linguagens artísticas. 

Os mais de 50 anos de carreira do Quinteto Violado serão homenageados nesta edição, além disso, a personalidade homenageada deste ano é Capiba, gênio do frevo e referência para todas as gerações de músicos pernambucanos e brasileiros pelo legado musical. A programação conta com mais de 10 horas de atividades visuais, cênicas, musicais e de empreendedorismo com acesso inteiramente gratuito para públicos de todas as idades. As atrações deste ano são: Neris Rodrigues e o Trombonando, Laís de Assis Trio, Duo Repercuti, Gilú Amaral e Quinteto Violado.

Com todo esse conteúdo reservado, o BR-101.5 convida o diretor e idealizador do Festival Antônio Pinheiro e o percursionista Gilu Amaral para um bate-papo no nossos estúdios na quinta-feira (17), às 10h30 da manhã, com Luizy Silva. Acompanhe conosco através do nosso YouTube. 

SEGUNDA (14)
Que tal pegar uma carona na boleia deste caminhão? Das 9h da manhã até o meio-dia, o BR-101.5 percorre pelas estradas da cultura com o carisma da inigualável da apresentadora Luizy Silva. Acompanhe e participe com a gente através do nosso WhatsApp: 81 9 9488-6842.

Ao meio-dia, tem Calor da Rua, com apresentação de Diego Oliver. Nesta edição do programa, a pauta é Outubro Pet Rosa, que rola no Hospital Veterinário do Recife, com o Secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos.

Na nossa Faixa Mulher, às 14h, tem TPM - Tempo Pra Mim, com Priscila Xavier. A entrevista da vez é com a psicoterapeuta Conceição Cavalcanti, que fala sobre o Círculo de Autoconhecimento, uma ferramenta que nos ajuda a entender nossas emoções e a encontrar caminhos para lidar com as circunstâncias da vida.

TERÇA (15)
No horário do almoço, você fica bem informado com o Calor da Rua, no comando de Priscila Xavier. Nesta terça, o Calor celebra o aniversário de 45 anos da Rádio Universitária FM (99.9). A convidada para trazer detalhes dessa merecida comemoração é a atual coordenadora da rádio, Nathália D'Emery.

Às 14h, entra em cena o Mamas, Minas e Manas, apresentado por Janaína Serra. Essa edição dá início a uma série de entrevistas acerca dos Desafios da Educação, com o primeiro episódio sobre a relação família-escola. Confira na Faixa Mulher.  

QUARTA (16)
No Calor da Rua desta quarta-feira, Manoel Constantino recebe a nutricionista Karla Nascimento, no Dia Mundial da Alimentação, atualmente celebrado em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Ao final da sua tarde, às 17h, o Relicário adentra na programação da Frei Caneca FM para acalentar sua escuta do entardecer, com celebração a literatura e a música, na companhia de Janaína Serra.

QUINTA (17)
Na faixa de entrevistas do BR-101.5, às 10h30, Luizy Silva entrevista o idealizador e diretor geral da Panela de Jazz Antonio Pinheiro e o percussionista Gilú Amaral. O festival atrai cerca de 12 mil pessoas às ruas do bairro e envolve inúmeras linguagens artísticas - da música à gastronomia -, além de movimentar a economia criativa da região.

Janaína Serra abre os microfones da FreiCa e te informa as notícias mais importantes do dia com o Calor da Rua. Na entrevista, convidamos a coordenadora geral da Campanha Nacional do Direito à Educação, Andressa Pellanda para conversar sobre os 25 anos da Campanha. 

SEXTA (18)
No Calor da Rua desta sexta-feira, temos transmissão da Hora do Frevo, ao meio-dia, com Diego Oliver. O evento é gratuito realizado pelo Paço do Frevo mensalmente, dessa vez recebe o Quinteto de Metais Nordeste, formado pelos músicos Enok Chagas, Marcos Ursicino, Nilson Amarantes, Adriano Lima,Tácito Fernando e Giovani Matos. O grupo apresenta um espetáculo que celebra os frevos compostos pelo compositor e arranjador José Ursicino da Silva, o Maestro Duda.

Às 15h, no Papo de Artista da semana, Manoel Constantino convida o Artista Plástico recifense Manoel Quitério. Com uma sólida trajetória em Recife, cidade onde nasceu e cresceu, o brasileiro mudou-se para Lisboa em 2021, com o objetivo de tirar um mestrado em Artes. Uma das suas especialidades é pintar grandes paredes, prédios de vários andares, com bastante cor e expressão, à vista de todos.

FINAL DE SEMANA
Aos sábados temos a Faixa Infantil na programação da FreiCa, e às 8h da manhã você já pode sintonizar na 101.5. Nesta semana (19), o programa Palavras No Ar tem como tema ‘’Era uma Vez.. Dilma Rousseff’’, com a participação da pesquisadora Simone Figueiredo. Às 8h30 tem É Conversa Pra Criança Sim! A pauta do dia é ‘’Empoderamento - Como empoderar crianças pode ajudá-las a reconhecer situações de violência’’, com a participação da produtora e diretora audiovisual, Bia Machado.

Na sequência tem a veiculação de mais dois episódios do podcast Brinquedos Populares, num especial em alusão ao mês das crianças, a partir das 9h. A série especial reúne oito episódios e tem como proposta valorizar e documentar as memórias das brincadeiras dos terreiros dos antigos engenhos de cana de açúcar, consideradas Patrimônios Culturais do Brasil, como maracatu rural, coco de roda, cavalo marinho e ciranda. Neste sábado (19), você conhece um pouco mais sobre o Mamulengo e o Fandango.

No domingo (20), a partir das 10h, tem Batucada, na voz de Iara Lima. Sintonize com a gente e seja presenteado com uma manhã dominical com ritmo de samba. Já às 19h tem Giro Nordeste com o escritor e analista ambiental Pablo Casella. Nessa edição, ele compartilha sua trajetória como analista ambiental nas ações de combate a incêndios que acometiam o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 
 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe