ícone face twitter instagram

Música, cultura e informação na semana da rádio pública

18.07.21 - 11H19
Mel Nascimento, mulher negra

O BR-101.5 entrevista personalidades da música durante toda a semana, entre elas a cantora Mel Nascimento (Foto: Divulgação / Marcelo Albuquerque)

Por Giovanna Lira

Nesta segunda-feira (19), a sambista Mel Nascimento fala sobre o seu mais novo álbum, Força de Mulher, no BR-101.5, às 11h. Apaixonada pela música desde os 13 anos, a alagoana traz o batuque característico de seu som no projeto parcialmente financiado por vaquinha virtual. Como o título do projeto já denuncia, a ex-vocalista do Grupo Malacada usa sua voz como ferramenta de luta e inserção de minorias, com recorte especial à invisibilidade das mulheres negras. Composto por 10 faixas, o principal compromisso deste álbum foi reunir a maior quantidade possível de mulheres compositoras.


SEGUNDA (19)
Em mais uma semana que se inicia, os programas recebem mulheres negras em suas faixas de entrevista para conversarem sobre projetos e vivências, dando continuidade à participação da Frei Caneca FM no Julho das Pretas, campanha de ​​conscientização e celebração dessas mulheres diversas, neste ano o evento apresenta o tema "Para o Brasil Genocida, Mulheres Negras apontam a Solução".

Após um ano desde o álbum de estreia, a cantora paraibana Nathália Bellar conversa com Gabriele Alves sobre o lançamento do videoclipe da música Entranhada, no BR-101.5. A ​​participante do The Voice Brasil 2017 transita pelo ​​pop, MPB e regional, cantando sobre a liberdade da mulher e o protagonismo feminino. O programa começa às 9h e a faixa de entrevista é às 11h.

Ao meio-dia, no TPM - Tempo Para Mim, Priscila Xavier entrevista Raphaella Ribeiro, funcionária pública no município de Igarassu, região metropolitana do Recife. Mulher negra e trans, Raphaella participa do programa compartilhando suas vivências e reflexões acerca do autocuidado para pessoas trans. Será possível falar em cuidar de si mesmas quando ainda há tanto a combater externamente?


TERÇA (20)
Às 11h, no BR-101.5, o cantor Adalberto fala sobre seu primeiro álbum de estúdio, Sispaiando. O músico, natural de Garanhuns, celebra as tradições do Agreste, a cultura nordestina e sua ancestralidade em 4 faixas autorais, com participações de Almério, Audejan, Gido Silva e Rogério Diniz.

O Salada Pop começa às 14h, discutindo cidadania, direitos humanos e cultura. Na faixa de entrevista, às 15h, Nice Lima conversa com a pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira, Carolina Brito, sobre o projeto Enegrecida, que surgiu a partir de seu trabalho de conclusão de curso. Enegrecida coloca em pauta a realidade da mulher negra brasileira através da arte, com ênfase na luta contra o preconceito e sexismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o processo de aceitação enquanto negra.


QUARTA (21)
Às 11h, no quadro Papo de Artista, Manoel Constantino entrevista Jadion Santos, ativista e produtora cultural, sócia fundadora da Cia. Produções Artísticas e criadora do grupo musical Coco de Mulheres.


QUINTA (22)
No Salada Pop, às 15h, é discutido sobre Jornadas Negras de Formação Política, atividade voltada para a aprendizagem da história da luta negra, com Joaninha Dias, ativista, pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), poeta, autora do Manual de Atividades com Contos Africanos e membro do Rede de Mulheres Negras.

SEXTA (23)
Para finalizar a semana, a partir das 9h da manhã, o BR-101.5 traz música, informação e cultura, além de um convidado especial em sua faixa de entrevistas, que começa às 11h.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe