Por Cadu Silva
Quem nunca dançou um forró agarradinho ao som do grande sucesso "Caboclo Sonhador” na autoria de Maciel Melo, Flávio José e Fagner?, lançada em 1992, a música tornou-se um clássico na história da canção nordestina. Nesta semana, o programa Cantos e Versos, às 8h, através das ondas da 101.5 FM, apresenta ao público a história de Maciel Melo, cantor, poeta e compositor. Nascido em Iguaraci, pequena cidade do sertão pernambucano, aprendeu a tocar sanfona ainda na infância por meio de seu pai.
Autor de diversos álbuns, como por exemplo “Desafio das Léguas” de 1989, com participação de Vital Farias, Xangai, Dominguinhos e Dércio Marques, “Retinas” de 1997, “Jeito Maroto” de 1999 e muitos outros, Maciel virou uma das grandes referências do gênero para a cena musical de quem vive no sertão. Quer conhecer mais sobre a história deste artista? Então sintoniza pela 101.5 FM, às 8h, no programa Cantos e Versos e fique por dentro das músicas, crônicas e poesias declamadas através de canções do forrozeiro.
SEGUNDA
Com presença do Bongar, composta por Thulio Xambá e Xambá, a edição do Pernambuco Embaixo dos Pés, às 8h, desta semana, abre o debate sobre as questões que envolvem a origem do coco, curiosidades, a história do grupo, além de dar ênfase a Guitinho, uma personalidade de grande nome da cultura popular pernambucana.
Na sequência, Alex Carvalho te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, de segunda a sexta-feira, no BR-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842.
Ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece no Recife e arredores. Nesta edição de início de semana, além do quadro Giro Recife, Luizy Silva conversa sobre “Dia de enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente”, e ainda tem notícias sobre esportes com Alex Ricardo.
De segunda a sexta ao cair do crepúsculo, às 17h, Janaina Serra chega com muita beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.
A partir das 18h, o Vitrola entra no ar para celebrar o aniversário de Dino Sete Cordas, uma das grandes referências do violão de sete cordas, do choro, que integrou diversos conjuntos famosos e produziu várias músicas; e também o músico e escritor, Billy Blanco, que registrou parte do cotidiano da época em crônicas musicais bem humoradas.
TERÇA
A poesia de Islan e a música da cantora e compositora Marília Parente, dão abertura para o programa VdeVoz, às 8h. Na hora do almoço ao meio-dia, Diego Oliver, te convida para estar com ele no Calor da Rua, que debate sobre “Animais Silvestre”. Às 14h, tem a faixa mulher, com mais uma edição do Mamas, Minas e Manas, na voz de Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.
QUARTA
Na Faixa Mulher, a discografia abordada no DDD - Detalhes do Disco Delas, às 14h, é a da cantora, compositora e instrumentista, Isaar. No programa, a artista fala sobre sua trajetória na cena musical. Embarcando em mais uma viagem pela música independente pernambucana e brasileira, o Recife Lo-fi, às 8h, apresenta o sons de Matheus Mota, Babi Jaques e Lasserre, D.Selvagi and His Onemangang, O lendário Chucrobillyman, Mônica Casagrande, Andréia Zanella e muito mais.
QUINTA
PE em Revista, às 8h, traz ao ar a sequência do underground e suas manifestações legítimas. Na edição, o programa recebe o designer punk Camilo Maia, para falar e tirar dúvidas sobre o Fanzine, o que é? Como faz? Como surgiu? e muito mais.
Compartilhe