O programa Novos Clássicos desta quinta-feira (30) exibe na íntegra o álbum “Is This It” (2001), do grupo The Strokes. O Novos Clássicos é nas quintas, a partir das 20h, sempre com um disco importante das últimas décadas.
Os Strokes são uma banda da cidade de Nova Iorque que surgiu no começo do milênio como a grande promessa do rock alternativo. Eles misturavam indie rock com punk e elementos do blues, um dos ritmos afro-americanos que deu origem ao rock.
Julian Casablancas, vocalista da banda, utilizava distorção na voz, o que remete às bandas de garagem dos anos 60 e 70, que gravavam seus discos com baixo orçamento, gerando o som rasgado que os Strokes buscavam. O grande hit de “Is this it” foi “Last Nite”, canção que tocou fortemente na MTV e nas rádios. Outras canções como “Hard To Explain” também fizeram sucesso, graças aos clipes, que foram de grande importância para a banda. Eles geralmente traziam elementos vintage e também o experimentalismo, fazendo um diálogo importante com a estética de bandas como os Rolling Stones, que se apresentavam em programas de auditório nos anos 60, e o Velvet Underground, banda precursora dos estilos punk e indie.
Uma das marcas dos Strokes são as duas guitarras. Albert Hammond Jr e Nick Valensi compõem riffs marcantes e boa parte das músicas traz solos e improvisos no estilo blues/rock. A banda também conta com o baterista brasileiro Fabrizio Moretti.
Depois de “Is this it” os Strokes ainda lançaram quatro álbuns. O último, “Comedown Machine”, foi lançado em 2013.
Compartilhe