Espetáculo 'Bílis Negra' (Foto: Daniela Escobar/Divulgação)
Por Willames Ferreira
Tem evento internacional cultural rolando no Recife, e com direito a comemoração dos seus 17 anos voltado para as artes da cena. O Festival Cena CumpliCidades foca na singularidade da dança e do corpo, e em 2024 traz grandes números de superlativos e destaque no que muito importa, como a celebração da mulher na arte, a experimentação da linguagem e a formação de plateia e de novos talentos. Com 29 espetáculos espalhados por diversos teatros no Recife, apresenta artistas que têm iniciativas com o talento da dança do país e do mundo afora como Argentina, Canadá, Suíça e França.
A programação decide também destacar a Mostra de Hip Hop, em diálogo com os 50 anos desse movimento cultural que mistura arte urbana, no ritmo da música e da dança, e claro o asfalto. Nesta edição, o festival se prepara para uma grande homenagem às mulheres, priorizando o trabalho delas nas mais diversas funções. Das 29 obras que serão apresentadas, 23 são dirigidas, criadas, produzidas ou interpretadas por mulheres. O festival segue até o dia 05 de outubro espalhado por cinco teatros da capital pernambucana: Santa Isabel, Parque, Hermilo, Apolo e Luiz Mendonça.
E o Calor da Rua de quarta-feira (18), às 12h10, com Manoel Constantino, não deixaria essa indicação de festival passar por nada. E para explicar melhor sobre a edição, o curador e criador do evento, Arnaldo Siqueira, marca sua presença em entrevista na 101.5 FM.
SEGUNDA (16)
Sabe aquela dor que persiste por mais de 3 meses, ou por mais de 1 mês após uma lesão tecidual aguda ou que acompanha uma lesão que não se cura? Essa situação se chama dor crônica, e ela pode vir encadeada de diversos fatores como o câncer, artrite, diabetes e fibromialgia. O Calor da Rua inicia a semana focando no assunto com o convidado médico intervencionista da dor e paliativista, Carlos Marcelo de Barros, para explicar as situações de diagnósticos e cuidados com a doença. O programa começa às 12h10, logo após o horário eleitoral obrigatório.
A pausa para seu autocuidado é na Faixa Mulher, com o programa TPM - Tempo Pra Mim, a partir das 14h, com Priscila Xavier. Em plena campanha do Setembro Amarelo, a terapeuta integrativa com atuações na saúde mental, contextos de suicídio e autolesão, Leta Vasconcelos, é a convidada do programa, abordando a temática de prevenção ao suicídio.
TERÇA (17)
Às 12h10, o Calor da Rua chega com mais um programa com notícias do Recife e região metropolitana no Giro Recife. A apresentação fica por conta de Luizy Silva, com a pauta principal do dia sobre a doação de órgãos e tecidos. E para falar desse gesto social que deve ser repassado para salvar vidas, André Bezerra, médico e coordenador da Central de Transplantes de Pernambuco, é o convidado.
Janaína Serra entra em ação com o Mamas, Minas e Manas, a partir das 14h na Faixa Mulher, trazendo temas relevantes sobre maternidade, infância e parentalidade. E nesta terça-feira, o tema é sobre o projeto Mães da Saudade.
No programa Relicário, às 17h, você acompanha a terceira conversa de uma série que te leva até equipamentos culturais com acervo literário pelo Recife. Janaína Serra conversa com Filipe Xavier, historiador do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), a respeito do vasto acervo literário, tanto reunido quanto construído autoralmente por Dom Helder. A gravação aconteceu na Casa-Museu constituinte do Memorial Dom Helder Câmara.
QUARTA (18)
Garanta já seu lugar na estrada que conduz ao BR-101.5 com Gabriele Alves, de 9h às 12h. Na faixa entrevista, às 10h, a cantora pernambucana Ylana chega junto para falar do seu último álbum lançado, Janga, que faz referência ao bairro na zona norte de Paulista, onde a artista cresceu. Participe interagindo, pedindo música, ou com sugestões pelo número: (81) 9 9488-6842.
QUINTA (19)
No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data significativa para reforçar a importância dos direitos voltados para esse público e a necessidade de políticas públicas que, efetivamente, promovam a inclusão. Janaína Serra te espera às 12h10 no Calor da Rua, para conversar com Carlos Amaral, servidor público do município de Itapissuma e do IFPE, campus Recife. Pessoa com deficiência visual, ele defende a bandeira da inclusão e da acessibilidade nos múltiplos contextos sociais, acredito no empoderamento dos grupos minoritários como ferramenta social de redução das desigualdades.
SEXTA (20)
O Calor da Rua fecha a semana trazendo a indicação de um novo especial a ser retransmitido pela Frei Caneca FM, o podcast Torpor. Uma série jornalística dividida em 5 episódios, que explica juntamente com cientistas, pesquisadores, médicos e pessoas que tiveram a vida tocada pelos opioides de alguma forma, e em como a relação do ser humano com a dor se manifestou com a chegada de uma grande crise de saúde pública. Priscila Xavier apresenta o programa a partir das 12h10, e recebe o responsável por produzir o podcast, Leonardo Aquino, para juntos trilharem diálogos sobre a iniciativa dessa produção.
É dia de Rock no Papo de Artista, às 15h, nesta sexta-feira. Manoel Constantino recebe a banda de rock pernambucana, Sonika, formada pelo guitarrista Diogo Velho Barreto, o baterista Peu Lima e o vocalista Rafael Giordani, que criam em seu som uma fusão do melhor das essências de artistas nordestinos e do rock nacional e internacional como Lenine, Chico César, Alceu Valença, Sepultura, Foo Fighters e Pink Floyd.
Marcando a chegada da primavera, na sexta-feira, o Relicário recebe o poeta e pesquisador Túlio Velho Barreto para uma leitura de haikais, a partir das 17h.
SÁBADO (21)
Chama a garotada que a Faixa Infantil inicia na manhã da programação com o Palavras no Ar! e o episódio Era uma vez… Elza Soares. A conversa é com GHEUZA, fundadora do Coletivo Angu de Teatro. Ainda no programa você com surpresas garantidas, com os recadinhos especiais da La Ursa, e a apresentação da biografia de uma mulher que nos inspira, quem será?! Para não ficar de fora e perder essa surpresa é só sintonizar na FreiCa às 8h.
Às 8h30, no É conversa pra Criança Sim! é hora de aprender mais sobre política e em como ela funciona no Brasil. Assuntos como o resgate de como funcionavam as sociedades indígenas, antes do Brasil ter sido invadido por Portugal, a importância do voto e como é necessário que o povo esteja atento aos comportamentos dos políticos para ter a garantia de seus direitos estão em destaque. Já a história desse episódio é sobre Helenão, o mau, que conta sobre um rei que não se importava muito com o povo.
Na sequência, o Recife Cidade Parque chega trazendo discussões sobre soluções para uma cidade mais urbanizada e criativa a partir das 9h, na frequência da 101.5 FM.
DOMINGO (22)
Domingo é dia de Batucada com Iara Lima, reunindo o melhor das homenagens e músicas do samba e pagode na grade Frei Caneca FM, a partir das 10h.
O Giro Nordeste é uma parceria com a TVE, que traz entrevistas com especialistas sobre diversos assuntos de interesse social. A entrevistada da noite é a incrível Edvana Carvalho, atriz de filmes e novelas de grande sucesso nacional, poetisa e apresentadora brasileira, fala sobre sua carreira e importância de ocupar o espaço artístico como mulher negra. Já anota aí que o programa vai ao ar todo domingo a partir das 19h.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo player localizado no canto superior direito em nosso site.
Compartilhe