(Janaína Serra comanda o Mamas, Minas e Manas todas às terças na Faixa Mulher)
Por Alex Carvalho e Cadu Silva
A Faixa Mulher da Frei Caneca FM é um espaço dedicado a produções radiofônicas pensadas e produzidas por mulheres para mulheres.
O TPM - Tempo pra Mim, apresentado por Priscila Xavier e o Mamas, Minas e Manas, comandado por Janaína Serra, programas que compõem a faixa, recebem neste segundo semestre a companhia de mais duas produções pensadas e executadas pela Sociedade Civil.
Às quartas o espaço fica a cargo do Bate Antena, que traz a proposta de dar visibilidade às mulheres fazedoras de cultura. Já nas quintas, o Ser Mulher entra no ar como um espaço para as mulheres ampliarem sua voz e discutirem temas necessários que vivenciados diariamente, por meio de uma roda de conversas.
A faixa mulher vai ao ar de segunda a quinta, sempre às 14h. Você pode sintonizar através da 101.5 na FM ou aqui no streaming que fica localizado no canto superior direito do site.
SEGUNDA
O dia começa na rádio pública do Recife com o Casa de Oxum, às 8h. Está edição tráz uma conversa com Bia Pankararu, jovem liderança indígena, formada como técnica de enfermagem, ouvimos sobre a organização política e administrativa do povo Pankararu; sobre o funcionamento do sistema de saúde; sobre a força das ciências ancestrais e espirituais nas aldeias e sobre o ofício de parteira passado de geração em geração. Bia fala sobre a importância da demarcação de terras para o bem viver de seu povo. Uma jovem mulher que carrega uma bagagem de experiência de uma senhora de 60 anos.
Já a partir das 9h, Gabriele Alves chega com o seu BR-101.5. E nesta segunda trazendo para a pauta o Mini Festival - Música e Interatividade para Infância propõe uma experiência integradora, voltada para crianças, familiares e educadores, com programação presencial no Parque Dona Lindu, na Universidade Católica de Pernambuco e em escolas do Recife. Serão apresentações musicais, espetáculos, contação de histórias, performances, vivências e projeções de filmes, além de ciclo formativo para educadores e profissionais da música. Karina Hoover, coordenadora e curadora do evento, e Carol Levy, uma das atrações chegam ao estúdio para essa uma conversa.
Ao meio-dia, abrindo a semana do Calor da Rua, recebe a oncologista clínica, especialista em oncologia torácica, Mariana Kelner para falar sobre o Combate ao Câncer de Pulmão.
Já no TPM - Tempo Pra Mim, na Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier recebe a acupunturista e massoterapeuta Ju Brainer para falar sobre a medicina tradicional chinesa e autocuidado.
Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.
TERÇA
Abrindo os trabalhos na Frei Caneca FM, O Isto é Choro, Meu Bem, chega às 8h. O programa apresenta grandes sucessos do Choro brasileiro em gravações originais e em releituras com versões autorais.
Logo após, Às 9h, Gabriele Alves chega com mais um BR-101.5. Dessa vez a faixa de entrevista é com Arilson Lopes, que conversa sobre o Doutores da Alegria: Curso de Palhaçaria Para Jovens. Lembrando que também é possível acompanhar a entrevista, ao vivo, pelo canal da Frei Caneca FM no YouTube.
Já ao meio-dia, no Calor da Rua, Diego Oliver recebe a nutricionista Karla Nascimento, para falar sobre o Dia de Combate à Desnutrição. Além claro dos Giros Recife e Esportivo.
No Mamas, Minas e Manas desta terça-feira recebe Igara Melcop e Camilla Jordão para conversar sobre o tema Amamentação e o Impacto Sobre o Desenvolvimento Psico Social e Emocional da Criança. A partir das 14h.
QUARTA
Às 8h, no Quem Não Se comunica, Se complica o papo é com o músico Júlio Holanda, artista pernambucano, que faz arte desde criança. Alé do quadro In Memorian, dedicado a cantora Salomé Parisio.
Ao meio-dia, Janaína Serra chega trazendo mais um Calor da Rua nas ondas sonoras da rádio pública do Recife. O papo do dia é Cesar Guerra, um dos idealizadores do projeto Banho de Cidadania Recife, que leva dignidade para pessoas em situação de rua.
Já na Faixa Mulher, às 14h, o Bate Antena chega com uma conversa com Dona Marivalda.
QUINTA
No Sertão Sem Nó desta quinta-feira, às 8h, você vai ouvir uma história sobre uma cacimba de água cavada no início do Século XIX e que, desde então, nunca faltou água nela. Segundo os donos, o fenômeno acontece devido a uma promessa de solidariedade que atravessou gerações e é preservada até hoje: enquanto os donos nunca negarem água para ninguém que precisa, a cacimba nunca vai faltar água.
Às 14h tem Faixa Mulher. Desde que o mundo é mundo, somos ensinadas sobre as divisões das coisas em nossa vida por cor, objetos ou sentimentos ditados e segmentados como de “é coisa de menino ou coisa de menina”. Sabemos que essa construção foi atribuída pela sociedade como forma para determinar os comportamentos entre os homens e as mulheres. O assunto que iremos dividir em nossa roda no programa de hoje envolve: machismo, ocupação de cargos, assédio, desvalorização salarial, desrespeito e um tanto mais. A temática escolhida para o nosso segundo programa foi: PROFISSÃO, TEM GÊNERO? Tudo isso no programa Ser Mulher.
Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe