ícone face twitter instagram

Racismo, Guerras e Mulher Indígena são temas da Faixa Infantil na 101.5

27.05.22 - 09H27
Reprodução/internet

Foto: Reprodução/Internet

 

Por Carlos Eduardo

As manhãs de sábado na Frei Caneca FM são sempre uma alegria, ainda mais por se tratar de uma das poucas emissoras públicas que mantém o compromisso de uma programação diversificada e  que atinge em todos os pontos existentes pautas relacionadas a todos os públicos, incluindo as crianças.

A Faixa Infantil da 101.5 FM é formada por um tripé de qualidade, que garante para as crianças uma conversa animada, diferenciada, atrativa, criativa e descontraída. A começar pelo Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, onde os pequenos recebem um grande estímulo a sua própria criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade, diversidade, o debate e a reflexão crítica sobre temas e pautas que são de seu interesse, a partir das 9h.

Outros dois programas que completam essa faixa são o Palavras no AR, às 10h, e o É Conversa Pra Criança, Sim!, às 10h30. O primeiro aborda as vivências de mulheres poderosas que tiveram suas histórias gravadas ao longo do tempo e entrevistas com mulheres diversas sobre suas trajetórias inspiradoras, enquanto o segundo pretende conversar com a criançada sobre pautas que os adultos considerem inadequadas ou impróprias para os pequenos, por idealizar que eles não são capazes de entender sobre temas relacionados à violência, morte, liberdade de expressão ou sentimentos, por exemplo.


SEXTA
A sexta-feira da Frei Caneca começa às 8h com o programa Vitrola, que apresenta a segunda parte da homenagem à memória, arte, obra e talento de Ataulfo Alves, destacando sua trajetória artística e realçando alguns de seus sucessos como:  “Leva meu samba”,  “Oh! Seu Oscar”,  “O Bonde de São Januário”,  “Sei que é covardia, mas”.

Com a rota voltada para as estradas da cultura, o BR-101.5, às 11h, recebe para a faixa de entrevista o cantor e compositor pernambucano André Mussalem. O disco As Memórias do Capitão Melancolia, seu novo trabalho, traz sonoridades tradicionais como samba e choro, sob forte influência do regionalismo. 

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulher na Caneca conta com apresentação de Inamara Mélo e Clareana Arôxa, e debate sobre o homeschooling, método de ensino educacional que parte de dentro de casa, ou seja da família, e não mais de uma instituição. Já a partir das 14h, retornando para mais um episódio da temporada, o Papo de Artista recebe Adriano Cabral, produtor cultural e ator. A produção e apresentação é de Manoel Constantino.

Desafios para a redução da violência e as políticas públicas de segurança são temas da entrevista com José Luiz Ratton no programa Giro Nordeste, às 15h. Ratton é sociólogo, professor da UFPE e especialista em segurança pública. E encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, com Janaína Serra na apresentação e produção de Beatriz Guglielmelli.

SÁBADO
O famoso São João de Caruaru deste ano começa no dia 4 de junho. Em função desta data comemorativa, o Vozes Inclusivas recebe Patrícia Mendes, educadora Braille, que é cega. Na infância e adolescência, mesmo apaixonada por forró, não tinha autorização da família para participar da festa. O Camarote da Acessibilidade de Caruaru mudou esse cenário e é referência para outras cidades. Patrícia vai contar como funciona. Além da história de Patrícia, a edição ainda conta com dicas de Cinthya Freitas, mãe com deficiência visual, para outras mães sobre ter filhos com ou sem deficiência. A partir das 8 da manhã.

Abrindo a Faixa Infantil na manhã deste sábado, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h, vai falar sobre racismo na infância e como criar crianças livres de preconceito. Para discutir a respeito do tema, no quadro Papo do Dia, a produção recebe o jornalista Marcelo Diniz, Chefe da Divisão de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife. O papo é super educativo, afetuoso e de fortalecimento para uma educação antirracista. Em seguida, às 10h, o Palavras no AR conversa com a atriz, bailarina e mulher indígena Iara Campos. E pra somar, a La Ursa mensageira cita recadinhos super especiais,  além da história do dia que vai apresentar a biografia de uma mulher inspiradora. E fechando a programação infantil, a edição do É Conversa para Criança, Sim!, às 10h30, fala sobre as guerras. O que são e o porquê de acontecerem são os pontos chaves para o desenrolar dessa explicação. Para isso, é chamado a atenção para os conflitos que se vivenciam desde a primeira infância e o que é feito para resolver esses conflitos. 

O episódio deste fim de semana do Hora do Close, a partir das 12h, discorre sobre os cuidados e a saúde mental na comunidade LGBTI+. Já no quadro Dicionário Pajubá, o ouvinte conhece o significado da palavra “desaquendar”. No quadro Cine Fechação tem recomendação do filme “Orações por Bobby”, que fala sobre como a aceitação do seio familiar pode influenciar na vivência cotidiana das pessoas LGBTQIA +. Finalizando com os quadros ‘Dá teu Close’ que recebe Reich Castro, e o  ‘Super Close’ ao som de  Tiago Iorc, Duda Beat e Karol Conká.

Chegou a hora de viajar pelos diversos ritmos musicais do Brasil afora. A primeira parada do dia fica a cargo do Andei Meio Mundo, às 15h, que faz a décima primeira viagem com destino ao Equador em busca de sua história, cultura e música. Ainda nesta edição, no  quadro Mundinho Latino, as notícias e músicas são em dose dupla com Carlos Vives, Sebastian Yatra, Bizarrap e Maluma. A segunda parada do dia é na Jamaica, onde o Reggae pelo Reggae continua as festividades do dia 11 de maio, Dia Nacional do Reggae, que desta vez faz uma homenagem especial a Bob Marley. Nessa caminhada pela Nine Mile, cidade natal do cantor, o ouvinte conhece um pouco da história do ícone do reggae e escuta várias pedradas do rei, seguindo a cronologia dos álbuns. 

A terceira parada acontece no Brasil, a fim de enaltecer os ritmos brasileiros, e nada melhor que iniciar esse momento com aquele forró rochedo que só o Forropodó sabe tocar para os ouvintes. A partir das 19h, a produção apresenta mais uma edição do quadro Discografando, que revisa faixa a faixa o álbum Sacode Brasil, o Volume 4 do Forró Sacode. Para o Especial Versões, os ouvintes são atendidos e recebem as releituras forrozeiras mais ousadas para hits teens internacionais. Já no Forró da Minha Vida, o episódio traz Bete Nascimento, ex-Mastruz Com Leite, que gravou um depoimento exclusivo para contar os bastidores de um show muito especial que aconteceu em Recife. A última parada acontece às 21h, finalzinho da noite com a Techtrônica. O programa traz a valorização da cultura pernambucana dentro do universo da música eletrônica, as produções que misturam sons tradicionais com sintetizadores e baterias eletrônicas estão sendo integradas em diversas regiões do estado e trazendo um significativo conceito de renovação à produção musical local.

DOMINGO
A produção de domingo na rádio pública do Recife começa cedo, às 8h, falando sobre os cuidados com o corpo. No Frequência Natural o ouvinte acompanha o tema da biocosmética, onde é relatado sobre os danos causados pelos cosméticos convencionais, carregados de químicos pesados e como podem optar por uma cosmética mais natural, cuidando desta forma do próprio corpo e também do meio em que estão inseridos. 

O Lab 101, às 9h, apresenta o Podcast Umbucast com o episódio No trem: São João no Agreste, da temporada Gente do Agreste. O episódio é desenvolvido pela Rádio Cordel - Projeto de Extensão do Grupo de Mídias Sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE.

No domingo na Frei Caneca FM não poderia faltar o programa de samba para os ouvintes. Por isso, a edição do Batucada, às 10h, faz uma homenagem a Ed Lincoln, memorando os seus 10 anos de morte e 90 anos de nascimento. Ed foi um instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro. Além de Ed Lincoln, a faixa musical da produção reúne vários outros grandes nomes do samba brasileiro, como Elza Soares, Alcione, Selma do Samba, Maria Bethânia, Molejo, Emicida e muito mais.

Nesta décima segunda edição do Tabaquice Nossa, às 12h,  além de falar sobre transgeneridade nas escolas e as trajetórias de personagens que frequentam estes espaços. O programa também ainda recebe a atriz Anne Mota, para conversar sobre o filme de comédia, de 2019, Alice Júnior, que apresenta a vivência de uma garota trans bastante carismática que investe grande parte do seu tempo produzindo vídeos para o YouTube. 

Passaporte em mãos é hora de pegar um voo e desembarcar junto ao Som da Liberdade no Equador, para conhecer e saudar Jaime Guevara, às 15h. O cantautor é um ícone da trova urbana de Quito,  capital equatoriana. As músicas de Guevara tem muito do rock, mas passeiam pelo blues e também pelos ritmos folclóricos. Ainda ao longo da produção, o ouvinte confere uma entrevista exclusiva com Jaime Guevara, diretamente de Quito.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe