Negros são maioria entre as vítimas de violência no Brasil

22.11.20 - 19H41
Foto: cartacapital.com.br

Segundo o Atlas da Violência 2020, publicado no final de agosto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2008 e 2018, o número de assassinatos contra jovens negros aumentou em 11,5%, enquanto que entre jovens brancos esse índice diminuiu para 12,9%. No Brasil a taxa de homicídio entre a população negra é bastante alta: em 2018, 75,7% das vítimas eram pessoas negras. Esse será o tema do programa Labor, que vai ao ar nesta terça (24), às 8h. numa conversa com o Secretário de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores da CUT nacional, Gilson de Góz e a advogada e ativista negra, Vera Baroni.

Na segunda (22), 8h, o Solta o Frei mostra como a bicicleta é uma grande aliada da nossa saúde mental. O convidado da vez é Beto, cicloativista graduando em psicologia e coordenador da Ameciclo. Às 11h, no TPM - Tempo Pra Mim, Priscila Xavier conversa com Clara do Vale, mentora em Rotina e Carreira, trazendo dicas para o autocuidado e planejamento e execução de uma rotina equilibrada. À noite, 20h, o Toca o Terror analisa algumas das continuações mais inusitadas da história do cinema de horror. Nem tudo é picaretagem no mundo das continuações. De “Psicose 2” a “O Exorcista 3”, passando pelos “Fan Films”, pode conferir este programa para procurar ver o que vale a pena ser assistido. E às 21h, o Direitos Humanos em Debate traz um tema pouco discutido na sociedade: o Sistema Prisional Feminino, seus problemas, dramas, dilemas e tensões.

Na terça (24), às 11h, o Mamas, Minas e Manas traz o tema Maternidades e deficiências. E para falar sobre o assunto, conversa com Tabata Contri, Fernanda Rêgo e Camilla Almeida, que discutem a maternidade de mulheres com deficiência, a maternidade de mulheres mães de filhes com deficiência, e a deficiência como condição da diversidade humana e não como incapacidade ou anormalidade. A advogada Viviane Guimarães fala sobre a Lei da Inclusão e a jornalista Natália Rodrigues, do programa Conexão Eficiente, chega especialmente para apresentar este programa junto com Janaína Serra. Às 20h, o Revista Brasil de Fato PE conversa com a gerente de planejamento e gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernanda Estelita, sobre a Síntese de Indicadores Sociais 2020. Também terá o “Agora pronto!”, um programa produzido pelo Brasil de Fato Pernambuco. Nesta edição, Francisco Barbosa fala sobre os ex-votos como instrumentos de fé e tradição. Às 21h, o Virtuosi no Ar apresenta obras representativas do compositor polonês Chopin.

Na quarta (25), o Mundo Esportivo (8h) faz um papo com a jogadora de vôlei Emily de Sá, contando um pouco da sua experiência dentro das quadras. O Mundo Esportivo traz ainda curiosidades e histórias sobre partidas que marcaram o esporte. Às 11h, o Vozes do Campo e da Cidade fala sobre as mulheres no mercado de trabalho. À noite, 20h, o Vozes de Cor traz um episódio com artistas que não vão entrar na pesquisa discográfica, mas que não podiam ficar de fora. O recorte vai ser discos lançados na década 70. Às 21h, o Panela do Jazz entrevista o guitarrista, violonista e professor Breno Lira. Um dos principais guitarristas da música instrumental de Pernambuco, Breno vem atuando há mais de vinte anos em grupos como o Treminhão, como membro da Orquestra de Frevo do Maestro Duda e já tocou ao lado grandes nomes do instrumental brasileiro como Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Yamandú Costa, Toninho Horta, Dominguinhos, dentre outros.

Na quinta (26), o programa Gênero Cinematográfico (11h) conversa com a cineasta Julia Katharine, a primeira mulher trans a ter seu filme exibido em circuito comercial. Julia se considera um farol para outras mulheres trans se inspirarem e seguirem seus caminhos de sucesso, acreditando que é possível trilhá-los. Logo após, o Fala, Mina (11h30) trata de reconhecimento da beleza Plus Size. E para isso, entrevista a modelo e professora Camila Bretas, que conta as experiências durante sua trajetória como modelo em concursos de beleza, além de abordar questões como autoaceitação, autoestima e representatividade. E às 21h, o Cenas do Mundo vai para a Suécia e vai tocar músicas de bandas suecas como Abba, Roxette e The Cardigans.

Sexta, às 21h, o Baile Diamante Negro vai falar sobre o Beastie Boys de Mike D, Adam Yauch e Ad-Rock. O grupo fez discos meticulosamente caprichados com samples e referências que instigaram a imaginação de muita gente. Neste programa, o Baile Diamante Negro disseca alguns dos maiores hits do grupo e apresenta junto das músicas a fonte de inspiração destes rappers de Nova York.