ícone face twitter instagram

Sustentabilidade e Saúde estão em destaque a partir desta semana na Frei Caneca FM

06.05.19 - 14H00
Foto: Manuela Salazar | flickr.com/inciti | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

Foto: Manuela Salazar | flickr.com/inciti | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

A partir desta segunda-feira (06), a Frei Caneca FM estreia 15 novos interprogramas com as temáticas de saúde e sustentabilidade na programação diária. Os novos conteúdos estão em consonância com as propostas da sociedade civil para a emissora e cumprem a sugestão número 12 do eixo Programação: “Promover conteúdos educativos que contemplem Literatura, Música, Geografia, História, Ecologia, Saúde, Meio Ambiente, Matemática, Filosofia, Introdução às Artes e outras áreas do saber, espalhados na programação como interprogramas e em programas específicos semanais”. Para conferir o documento com as demais propostas, basta visitar a aba Documentos em nosso site.

Os temas abordados na primeira temporada dos interprogramas de saúde são: prevenção à coqueluche, às infecções sexualmente transmissíveis (IST), à sífilis congênita, à hanseníase e à tuberculose. Já em sustentabilidade os conteúdos trazem dicas de como reduzir o uso de plástico no dia a dia, como organizar um aniversário sustentável e atenção ao consumo excessivo de agrotóxicos e de fraldas descartáveis. Os interprogramas têm produção e locução dos estagiários da emissora: Beatriz Aguiar e Lucas Daniel, estudantes de Rádio, TV e Internet da UFPE, responsáveis pelos interprogramas de saúde, e Taynã Olímpia, estudante de jornalismo na UFPE, responsável pela temática de sustentabilidade. Os interprogramas duram entre 30 segundos e 2 minutos e podem ser conferidos ao longo da programação diária da Frei Caneca FM.


Programas da Sociedade Civil

Às 20h da segunda-feira (06), o programa Toca o Terror analisa as principais lendas urbanas que circulam pelo mundo real e virtual e que serviram de inspiração a produções como "Candyman", "Slenderman" e "A Noite do Chupacabras". O Toca o Terror conta com a apresentação de Jarmeson de Lima e um time de comentaristas formado por Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Osvaldo Neto, Felipe Macedo e Júlio César Carvalho. Na Faixa Mulher da terça-feira (07), ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas traz o tema Parteiras Tradicionais, já que o Dia da Parteira foi celebrado ontem, 05 de maio. O programa tem reprise às 21h. Na programação da noite, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com Fabiano Moura, secretário de comunicação da CUT Pernambuco, sobre Trabalho  e Previdência no Brasil. Na edição, mergulham em questões como discursos políticos, realidade da população e comportamento das empresas de comunicação no país. É às 20h.

O Vozes do Campo e da Cidade é o programa da Faixa Mulher de quarta-feira (08) e aborda o combate à violência de crianças e adolescentes. Às 20h tem edição inédita do Vozes do Brasil que entrevista o pernambucano Paulo Neto falando sobre seu mais recente álbum, o Rosário de Balas. Quinta-feira (09), também ao meio-dia, o Mulher Faz Política Todo Dia convida Débora Aguiar, mãe antiproibicionista e representante do Coletivo de Mães Feministas Ranúzia Alves, para falar sobre Maternidade e Feminismo e o espaço da mulher na política. Às 20h é a vez do Recife Lo-Fi apresentar uma seleção de bandas e artistas independentes de Pernambuco e do Brasil, como Dom Pescoço, Guma, Jonatas Onofre, Joanah Flor, Melina Oyá, Iliada 1, além de um especial com o Festival Criaturas Freak 3, com Gelo Baiano, Prensado Paraguayo e Pupila Nervosa.

Abrindo a programação do final de semana, a sexta-feira (10) traz o Músicas de Sexta, às 20h. A equipe apresenta uma uma seleção musical pensada para se ouvir em dias de chuva, com Jonathan Tadeu, Tv on the Radio, Cat Power e Bon Iver, entre outros. O sábado (11) se inicia com a programação infantil da Frei Caneca FM, às 8h, com a Rádio Matraquinha especial sobre o Dia das Mães. Em seguida, às 8h45, o Palavras no Ar conta a história “A tigela mágica de Prya”. Às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio encerra a faixa infantil. Às 10h é a vez de curtir muito Pagode, Futebol e Batucada que, nessa edição, viaja até o ano de 2006. Enquanto o Brasil perdia a Copa do Mundo e o Sport vencia o Campeonato Pernambucano, Beth Carvalho comemorava 40 anos de carreira, com muitas participações especiais, e Jorge Aragão lançava o disco "E aí?", se diferenciando de tudo o que estava sendo produzido na cena do samba na época, dando protagonismo à percussão e retirando instrumentos como baixo e guitarra. Às 16h, chega uma seleção musical recheada de reggae com o Verde, Amarelo e Vermelho. A equipe entrevista Rude Mama, organizadora do Mumma in Dub, um projeto voltado à união de mães com o reggae. Às 21h, o Manguetronic apresenta o disco da dupla inglesa Chemical Brothers, um relançamento de Eddie Star, e ainda músicas de Ave Sangria, Marvin Gaye e Nação Zumbi.

O domingo (12) começa com o Samba de Latada, às 9h da manhã. O convidado é o cantor Beto Hortis, que fala do início da carreira, do professor Dominguinhos e de sua projeção como compositor e arranjador de frevos, ritmo que lhe rendeu diversos prêmios nos festivais de Recife e pelo mundo. Ao meio-dia, a recifense Isadora Melo é a artista convidada pelo Frevo do Mundo, compartilhando sua história e sua relação com o carnaval e com o frevo. Às 16h tem Caneca Boogie comemorando os 91 anos do compositor Burt Bacharach. O Interdependente - música e conhecimento convida, às 20h, a médica Zilda Cavalcante, integrante da Academia Nacional de Cuidados Paliativos para um bate papo sobre a atenção necessária às pessoas que precisam desses cuidados. E encerrando a semana, às 21h, você ouve uma edição inédita do Audio Mundi, apresentando o rock e o soul produzidos no Vietnã na segunda metade da década de 1960 e a influência da música americana na cultura musical no país do Sudeste asiático, em razão da guerra.


Compartilhe