ícone face twitter instagram

Saúde mental pela arte é destaque do Lab 101 no Setembro Amarelo

31.08.20 - 12H42
saúde mental rádio cordel

Programa da Frei Caneca FM veicula produções do Projeto de extensão da UFPE/Campus Agreste feitas durante a pandemia

                O poeta e escritor maranhense Ferreira Gullar sempre disse: “a arte existe porque a vida não basta” e neste momento de pandemia da Covid-19, temos buscado várias estratégias para garantir a sanidade mental, a arte e a cultura têm se destacado como ferramentas importantes neste processo. Nesse sentido, estudantes do Projeto de Extensão Rádio Cordel, do Campus Agreste da UFPE, produziram programas sobre as contribuições de várias expressões artísticas para a nossa saúde e que o público vai poder acompanhar aqui na Frei Caneca a partir do domingo, 6 de setembro, no Lab 101(às 9h)

No dia 10 de setembro se marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e no mês várias ações são realizadas no sentindo de prevenir transtornos mentais, psíquico-emocionais, questões que podem ser agravadas neste momento de angústias e ansiedades causadas pela pandemia.  Durante 4 semanas de setembro, o Lab 101 vai veicular os programas com entrevistas, reportagens e dicas abordando Fotografia, Música, Cinema, Literatura, Moda, Televisão e Desenho, buscando ajudar as pessoas a enfrentarem esta fase difícil de distanciamento físico e novos hábitos de convivência.

Além da Frei Caneca, os episódios da terceira temporada do Projeto Rádio Cordel, que trata de saúde mental,  também foram compartilhados com rádios públicas, educativas e comunitárias de todo o país. A Rádio Cordel: na frequência do Agreste pode ser sintonizada pelas plataformas de áudios Spotify, Radio Públic, Pocket Casts, Overcast, Google Podcasts, Breaker e Anchor. Você também tem acesso ao conteúdo do projeto pelo Instagram @radiocordel, Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação, e site www.radiocordel.ml

Se você é estudante e fez um trabalho bacana de rádio e podcast no seu curso, pode divulgá-lo  na rádio pública do Recife, vendo aqui no site o card com as informações sobre o Lab 101 ou nos enviando e-mail: lab101.freicanecafm@gmail.com As produções podem ser ficcionais ou informativas com tempo e temas livres. O Lab 101 você acompanha todos os domingos às 9h nos 101.5 da Frei Caneca no Recife e Região Metropolitana e também aqui no site.

 

Sobre a Rádio Cordel - é um projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, que realiza, desde março, edições especiais em meio à pandemia da Covid-19. Ele faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo 20 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

Sobre o Setembro Amarelo - Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. (Fonte: setembroamarelo.com)

 

 


Compartilhe