Informação e música na programação da semana

28.05.21 - 17H01
FCFM

Tempo de preparação para a nova programação de junho (Foto: Frei Caneca FM)

Por Giovanna Lira

A semana começa com uma breve pausa nos programas feitos pela sociedade civil, mas chega cheia de novidades, com uma programação especial preparada pela equipe da rádio pública do Recife. A partir desta terça-feira (1º), o ouvinte da Frei Caneca FM passa a ficar ainda mais informado com o “Notícia da Hora”, boletins informativos produzidos pela TV Pernambuco, que serão veiculados ao longo da programação da 101.5 FM, com serviços e conteúdos de interesse público. Junho também traz outra novidade: até o final do mês, de segunda a sexta, das 13h às 14h, grandes discos do forró e do baião serão veiculados, por meio de uma parceria com o Memorial Luiz Gonzaga.

Saiba mais sobre a parceria da Frei Caneca FM com a TV Pernambuco.

O BR 101.5, que está no ar das 9h às 12h, com Gabriele Alves, terá na segunda-feira (31) um bate-papo com Diego César, vocalista e guitarrista do projeto musical Naquele Tempo. A banda foi iniciada por ele e pelos demais artistas cearenses, Leticia Cacau, Diego Barros, Jones Xavier, Zé George e Rami Freitas, durante a pandemia. A entrevista, que começa às 11h, será sobre o primeiro EP Tudo Já Aconteceu.

Ao meio-dia, Priscila Xavier comanda o TPM - Tempo Para Mim, trazendo assuntos sobre autocuidado e autoconhecimento. O programa desta semana fala sobre a necessidade da pausa, especialmente nesse momento de trauma coletivo que é a pandemia. O assunto será discutido com a formadora internacional em Análise Bioenergética, Grace Wanderley, membro da Libertas Comunidade, psicoterapeuta e experiente em trabalhar com desastres.

Já na terça (1º), às 11h, na faixa de entrevista do BR 101.5, o programa recebe o cantor pernambucano Tauã para falar sobre seu mais novo disco, Pras Pedras Que Somos, gravado na Chapada Diamantina. O álbum tem cinco músicas inéditas e a participação de Mestrinho, Mestre Nico, Federico Puppi, Feiticeiro Julião, Ina, entre outros artistas.

No período da tarde, às 14h, no Salada Pop, Nice Lima fala sobre a campanha #NãoEraCarinho, realizada pela organização pernambucana Grupo Curumim, para conscientizar sobre o abuso e exploração sexual doméstica de crianças e adolescentes. A iniciativa será apresentada por Sueli Valongueiro, educadora e coordenadora do Programa Cunhatã do Grupo Curumim.

A quarta-feira chega com o Papo de Artista, comandado por Manoel Constantino, às 11h. O editor chefe do blog Agenda Cultural conversa com Maria Oliveira, atriz, bonequeira e cantora, e Lucas Oliveira, cantor e compositor. Os dois trabalham juntos no espetáculo de bonecos de luva, Cantigas e Estórias na Terra do Sabiá, sobre a cultura pernambucana.

O cantor Nelson Brederode será o entrevistado do BR 101.5 na quinta-feira (3), às 11h, sobre seu novo EP, A Charada Sincopada. No projeto, o artista utiliza o cavaquinho para inovar com uma mistura de gêneros como o chorinho, rock e tecnobrega.

No mesmo dia, às 14h, a linguagem não-binária é o tema do Salada Pop. Para explicar o que é, sua importância e como usar, Nice Lima entrevista o professor Iran Melo, coordenador do Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais - NuQueer.

Para finalizar a programação da semana, na sexta (4), o BR 101.5 traz a banda Mulungu para falar sobre seu novo disco, O Que Há Lá. O projeto promete fazer o ouvinte se questionar sobre a vida, as decisões, vontades e o propósito de tudo.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.