ícone face twitter instagram

Faixa Instrumental dedica o mês de novembro a artistas negros

09.11.22 - 17H36
Foto: Jão Vicente
Amaro Freitas (Divulgação)
 

Por João Milton

Deixando de lado a musicalidade europeia e erudita, a Faixa Instrumental da 101.5 apresenta a riqueza, diversidade e inteligência musical das sonoridades de matriz africana e diaspórica. Durante todo o mês de novembro, o ouvinte vai apreciar clássicos com  nomes de  Mulatu Astatke, Amaro Freitas, Nubya Garcia e Nala Sinephro. Eles e muito mais, são o que há de novo na música instrumental preta no Brasil e no mundo. Os discos escolhidos são trabalhos de grande relevância para a música instrumental mundial feitos por pessoas pretas.

A Faixa Instrumental é veiculada todos os dias na Frei Caneca FM ou aqui pelo nosso site a partir das 13h.

QUINTA
Nesta quinta-feira (10), ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico recebe Márcia Xavier e Vanusa Lemos  da União Brasileira de Compositores - Filial Pernambuco e aborda a participação da mulher no mercado musical. No quadro Super Expressiva, participa a atriz, diretora e pesquisadora Naná Sodré.  

Mais tarde, às 18h, no último programa da temporada, o Recife Lo-Fi recebe Kira Aderne, vocalista e guitarrista da banda pernambucana Diablo Angel, falando sobre sua trajetória na música e as novas produções da banda. Além disso,  sons de bandas e artistas independentes de Pernambuco como Albino Baru, Trovadores, Matheus de Bezerra, Ganga Barreto e Maéve.

SEXTA
Nesta sexta (11), às 11h, o BR-101.5 entrevista Bione para falar sobre o novo álbum intitulado EGO. O bate-papo é transmitido no canal do YouTube da emissora.

Na sequência, às 14h, o Papo de Artista recebe Mestre Chacon e o cantor Acassio Jamaica para falar sobre a Terça Negra Jovem e o 25º Festival de Dança do Recife. 

Às 15h, o Giro Nordeste da semana entrevista Dayse Sacramento, professora no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA) e idealizadora do Circuito Literário ‘Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras’, plataforma literária que realiza eventos de mulheres negras.

SÁBADO 
Neste sábado, às 21h, a Techtrônica destaca o trabalho de DJs, produtores e artistas negros, negras e negres na música eletrônica. 

DOMINGO
O Lab 101, às 9h, apresenta o radiodoc “Impedimento: como a nova direita instrumentalizou o futebol”. Com autoria de Henrique Viana e produção de Gabriel Britto, a produção foi apresentada como trabalho de conclusão no curso de Jornalismo no ano de 2022 e teve orientação da professora Andrea Trigueiro, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

Em seguida, às 10h, Iara Lima comanda o Batucada,  que presta homenagem ao Fundo de Quintal.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe