ícone face twitter instagram

Dia Nacional do Patrimônio Cultural é marcado pelo frevo na 101.5

15.08.21 - 06H41
frevo

O frevo, expressão musical existente desde o século XIX e que sofreu diversas alterações com o tempo, é um dos principais símbolos de Pernambuco (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Por Giovanna Lira

Nesta terça-feira (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ​​uma das instituições mais antigas do Brasil e a primeira dedicada à preservação do Patrimônio Cultural na América Latina. A política pública dedicada ao Patrimônio Cultural Imaterial completou 20 anos em 2020, registrando lugares, celebrações, formas de expressão e saberes, auxiliando na preservação da história do Brasil e de grupos da sociedade.  

Pernambuco detém diversos patrimônios registrados, dentre esses, desde 2012, o Frevo, como expressão artística do Carnaval de Recife, foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Com uma riqueza sonora, o ritmo apresenta uma mescla de gêneros e influências que o caracteriza entre os diferentes estilos musicais brasileiros. Para conversar sobre essa data, às 11h, Gabriele Alves entrevista Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo, no BR-101.5. O Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, é um espaço dedicado à difusão e formação nas áreas da dança e música do frevo, com o objetivo de propagar sua prática para as futuras gerações. 

SEGUNDA (16)

​​No mês de agosto, o projeto Quintal da Dança da Fundação Cultural Cabras de Lampião apresenta no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, danças populares, danças afro e danças tradicionais do Sertão do Pajeú, produzidas nas cidades do interior de Pernambuco. No BR-101.5, às 11h, Gabriele Alves bate um papo sobre o evento com Cleonice Maria, presidente da Fundação.

TERÇA (17)

Segurança alimentar e o direito à dignidade são os temas do Salada Pop, que começa às 14h e tem sua faixa de entrevistas veiculada às 15h. Para falar sobre o assunto, Nice Lima conversa com Dona Carmem Virgínia, Iyabassé e chef de cozinha do restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife.

QUARTA (18)

Às 11h, no quadro Papo de Artista, apresentado por Manoel Constantino, tem entrevista com o ator e produtor Taveira Júnior, novo presidente da Artepe - Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, sobre o movimento teatral e a organização da categoria.

QUINTA (19)

O BR-101.5 traz uma entrevista com o cantor recifense Jáder. Ele fala sobre seu novo single e videoclipe, Eu Gosto. A música tem a proposta de desconstruir a ideia do forró centrada no homem heteronormativo, introduzindo uma nova linguagem e ressignificando esse espaço.

Às 15h, no Salada Pop, tem bate papo com Coraci Ruiz. Formada em dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios pela Unicamp, ela é diretora de Limiar, um documentário autobiográfico que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente entre 2016 e 2019, abordando os conflitos, certezas e incertezas que ele passa durante a busca por sua identidade e também o processo de transformação da mãe, rompendo velhos paradigmas, enfrentando medos e preconceitos. 

SEXTA (20)

Para finalizar a programação da semana, no BR-101.5, Gabi Alves entrevista Mayane Santos, diretora da websérie Mandinga na Beira do Rio, que conta sobre a trajetória da capoeira na cidade de Juazeiro, Bahia, desde as rodas de rua dos anos 60 até as configurações dos dias atuais, contada a partir das experiências e vivências dos mestres Butica, Marreta e Deca.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe