ícone face twitter instagram

A caatinga é tema no final de semana da 101.5

29.04.21 - 16H42
André Pessoa

O Laboratório FM deste sábado (01), às 11h, traz um debate sobre a caatinga (Foto: André Pessoa) 
 

Por Giovanna Lira

O debate sobre o meio ambiente acontece na programação da Frei Caneca FM deste final de semana. Neste sábado (01), às 11h, a bancada do Laboratório FM inicia seu bloco temático sobre biodiversidade, ecologia e conservação, parceria do projeto NEXUS, com um bioma tão importante para o Brasil, a Caatinga, vegetação que predomina na região Nordeste e único bioma presente exclusivamente no território brasileiro. 

A caatinga já perdeu cerca de 50% da sua cobertura vegetal original devido ao desmatamento ganancioso, para produção de lenha e carvão vegetal. O bioma não fugiu da onda de destruição ambiental que se agravou nos últimos anos, com diversas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda e o tatu-bola, que, ironicamente, foi utilizado como mascote na copa do mundo em 2014, sediada no Brasil, justamente para conscientizar sobre sua situação. A ararinha-azul, que tinha saído da lista de ameaçados a extinção em 2014, tem previsão de retornar.

Para debater mais sobre o tema, o Laboratório FM conta com a presença da pesquisadora do Núcleo de Biologia e Monitoramento Ambiental da UNIVASF, Cláudia Martins. Cláudia é portuguesa e também faz parte de um importante programa de conservação na Caatinga, liderado e composto majoritariamente por mulheres, o Amigos da Onça. Ela fala sobre a importância da conservação das onças para a Caatinga, além das pesquisas e desdobramentos que ocorrem a partir desse projeto. 

 

SÁBADO (01)

A Rádio Matraquinha inicia a programação infantil da Frei Caneca FM, às 7h45. O programa celebra as diferenças com muita música, história, dicas e informações. Ainda conta com entrevista ao pedagogo Fernando Vilarim para falar sobre a importância da escola inclusiva. E na sequência, às 8h45, tem edição inédita do Rádio Além da Lenda. 

Com o tema "Fala e comunicação na infância", o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio começa às 9h15, conversando sobre o desenvolvimento da fala e também os problemas que algumas crianças apresentam no início da comunicação verbal. Logo depois, às 10h, o Conexão Eficiente traz uma conversa com a jornalista Natália Rosa sobre mercado de trabalho e pessoas com deficiência.

A Hora do Close abre a programação da tarde ao meio-dia, apresentando informações sobre o processo de redesignação sexual, com curiosidades e participação de Eduardo Gomes, enfermeiro e chefe do centro cirúrgico do hospital das clínicas da ufpe. O programa ainda explica o significado do termo “amapô”, recomendam o canal do youtube de Lucca Najar e contam a trajetória da cantora Diana Ross. Em seguida, às 13h, o Sala de Cinema discute o tema Mulheres no cinema, seus desafios e a representatividade do gênero no cinema e audiovisual. Tem entrevista com Yane Mendes, educadora, cineasta, integrante da Rede Tumulto e do MAPE - Mulheres no Audiovisual de Pernambuco, notícias breves sobre o mundo do cinema e músicas que fazem parte das trilhas do cinema. 

Em seguida, o Histórias do Velho Oeste, às 13h30, presta homenagem ao Poeta Marginal, criador da Biblioteca Itinerante Livre (BIL) e plantador de baobás Pedro Silveira de Souza, o Seu Pedro, que, no dia 09 de novembro de 2020, fez sua passagem para semear lá de cima novas árvores e poesias. Na sequência, o Quarta Parede entrevista a diretora e roteirista Déa Ferraz. Formada em jornalismo e com especialização em documentários na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), Déa dirigiu documentários premiados em festivais de cinema no Brasil e no exterior, como Câmara de Espelhos, Modo de Produção, Mateus e, seu filme mais recente, Agora. Nessa entrevista, partindo do conceito de teatralidade, será discutido com Déa sobre as intercessões entre teatro e cinema em seus trabalhos. Começa às 14h.

Às 15h, o Aldeias e Quilombos abre espaço para o afrofuturismo, uma filosofia que combina elementos de ficção científica, arte africana e afro-diaspórica com cosmologias não ocidentais. Um movimento pluridisciplinar que utiliza a música, as artes plásticas, a moda e que estabelece o encontro entre a história, o resgate da ancestralidade africana com a tecnologia, a ciência, o novo e inexplorado. É uma proposta que não somente observa os dilemas atuais da população negra, mas também ajuda a revisar, interrogar e reexaminar os eventos históricos do passado. Em seguida, às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com a cantora Laylah Arruda, que conta um pouco da sua trajetória e da sua visão do reggae. O programa também traz a história e cultura rastafari e apresenta com seleção musical que conta com  Sacassaia, Jota 3, Paralamas do sucesso e muito mais.

Ibejis e Proteção das crianças é o tema do Obá Kosò, que começa às 17h. Para discutir esta temática, o programa conta com a participação de Mãe Lu de Yemanjá do Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí, da cidade de Paulista-PE. Além da entrevista, também toca a seleção musical com artistas  que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre os Ibejis. O Que Braba!, às 19h, discute o porquê de precisarmos de um mês da Consciência Negra. 

Logo em seguida tem o Oxente, Afrodite, às 20h. O programa desta semana traz informações sobre os avanços da medicina nos tratamentos de fertilidade e serviços disponíveis no Recife. Para falar do tema, as apresentadoras conversam com o embriologista Paulo Matheus. O bloco musical da DJ Pax traz cantos para orixás da fertilidade nas vozes de Alessandra Leão e Elba Ramalho, músicas de Lua Ciranda e de Lia de Itamaracá e o brega funk de Peu Queiroga. Às 22h, a Techtrônica apresenta artistas e estilos que mesclam as batidas eletrônicas com elementos tradicionais da musicalidade presente em culturas de países da América Latina.

DOMINGO (02)

O Frequência Natural abre o domingo da rádio pública do Recife, às 8h. O programa aborda o método de disciplina e a educação como o principal meio para os desenvolvimentos. Conversa com Marciene Olegário, guerreira Xucuru que fala sobre a educação do seu povo, e com a professora Nalva, do município de Vicência, que tem um histórico transformador na educação pública. Conta, também, com o quadro Momento Panc, com Thiago França. Na sequência, às 9h da manhã, o LAB 101 exibe o projeto de extensão Rádio Cordel, do departamento de design e comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste, o podcast As Sanfonas de Tavares da Gaita. 

Às 10h, o Batucada traz uma seleta musical especial e você pode conferir a audição do disco "Numanice", da cantora Ludmilla. Ao meio-dia, tem o Las Colores com entrevista ao multiartista potiguara Juão Nyn, militante do movimento indígena pela Articulação dos Povos Indígenas do Rio Grande do Norte - APIRN, integrante de coletivos de teatro e vocalista e compositor da banda Androyde Sem Par, que recentemente, lançou o livro Tybyra - Uma tragédia indígena brasileira.

Seguindo a programação da tarde, às 15h, o Sr. Cinema conversa com Carol Vergolino, jornalista, feminista, mãe, realizadora do audiovisual, militante da cultura em Pernambuco e ex-integrante do Conselho Estadual de Cultura. Carol fala sobre a importância da mobilização política e cultural em nossa cidade e de seus trabalhos para filmes pernambucanos como “Amores de Chumbo” entre outros. Às 16h, você dá um giro no globo com o Volta ao Mundo, que na viagem desta semana viaja para um país que é conhecido mundialmente pela sua música erudita e também a eletrônica, a Alemanha.

Solidão virtual é o tema desta semana do Pedrada, às 17h. Os convidados do papo são Sofia Freire e Caio Lima, da banda Rua, que debatem as mudanças que o ambiente virtual trouxe para a atividade dos músicos. O papo descontraído tem também seleção musical feita pelos próprios artistas convidados. Em seguida, às 19h, o Obriganza Experiência fala sobre o Frestas Telúricas, uma série de performances dedicadas à música experimental realizada à distância através de plataformas digitais em edições mensais no youtube. 

Na sequência, às 20h, o Pesado - Lapada para todos os gostos entrevista o ícone do punk pernambucano, Eduardo Pesado. Às 21h, o Audio Mundi conta um pouco da inacreditável história do barco fantasma que atracou em Cabo Verde no final dos anos de 1960 e revolucionou a música local.

Para finalizar o domingo, às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras recebe a escritora e poeta Maria Cicília para falar sobre o universo da palavra e sua caminhada como artista sob o codinome de Negafujona. Muita visão, poesia e sonzeras pedidas por essa autora que é uma potência emergente da cultura literária pernambucana.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe