ícone face twitter instagram

BR-101.5 retorna com programação ao vivo

17.07.22 - 21H28
Gabriele Alves no Especial 6 anos em 6 horas

Gabriele Alves, apresentadora do BR-101.5, em conversa com integrantes da Abulidu.


Por Beatriz Guglielmelli
 

Por conta do Ciclo Junino, desde o dia 20 de julho, o programa BR-101.5 esteve sem programação ao vivo. A boa notícia é que nesta terça-feira (19), a partir das 9h, Gabriele Alves retorna às manhãs da Frei Caneca FM com músicas e entrevistas que interligam paisagens e pessoas através das estradas da cultura. Você pode interagir e enviar o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.  Vem de carona com a gente!

SEGUNDA
Nesta segunda (18), às 8h30, o Hackeando o IP apresenta a questão do Big Data, os conceitos envolvidos, promessas que esse grande volume de dados cria, mas também seus problemas. Além disso, discute como essa coleta de dados massiva cria uma relação desigual entre Norte e Sul global. 

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim com o tema O poder do autoconhecimento. A convidada é a baiana Dandara Brazil, focalizadora em Dança Circular Sagrada e Terapeuta Integrativa Complementar. Esta edição é parte integrante do Julho das Pretas.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fim de tarde, com música e poesia.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes convida Adriana Paixão, atriz, cientista social, arte-educadora, professora de sociologia, pesquisadora e articuladora cultural, para falar a partir do seu coletivo sobre o significado da palavra Capulana e os projetos desenvolvidos pelo grupo.

Em seguida, às 20h30, o Afrossonora recebe a artista, pesquisadora e documentarista, Lwiza Gannibal, que fala de sua trajetória até se descobrir negra através da música africana.

Às 21h, o Toca o Terror fala sobre o estilo que se originou dos romances policiais na literatura, o Giallo, que apresenta histórias misteriosas com assassinatos em série e uma trama onde seus personagens e os espectadores tentam descobrir quem cometeu os crimes. Nas décadas de 60 e 70, a Itália foi o berço do Giallo no cinema, lançando clássicos que a equipe do programa vai comentar junto do convidado especial, o crítico Paulo Blob.

TERÇA
Nesta terça-feira (19), a partir das 9h, tem o retorno do BR-101.5 com apresentação de Gabriele Alves ao vivo! Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora, compositora e instrumentista Keka Villaverde. A artista iniciou sua carreira em 1987, nos bares e eventos culturais realizados nas cidades de Olinda e do Recife, nos anos 1990 integrou o Núcleo de Cultura do Cais do Parto e também os coletivos Mulher Vida e o Viva Mulher. Segundo Keka, estes trabalhos e convivência inspiraram a criação de músicas com temáticas sociais. Ela traduz a sua carreira em resistência, e seu trabalho valoriza a cultura pernambucana, onde funde ritmos como o Maracatu, o Coco, Forró, Samba, Ijexá, MPB, Rock, entre muitos outros, à uma música contemporânea. A entrevista é pontuada pela sensibilidade, garra, coragem e delicadeza, e também aborda preconceitos e superação.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! O episódio desta semana fala da luta dos quilombos, das reexistências negras como possibilidade em dias de destruição e de Maluguinho como memória viva quilombola preservada na Jurema Sagrada. E claro, tem muita música que canta a poética ancestral das Maluguinho.

Em seguida, às 21h, a Hora do Espelho apresenta a musicoterapia, os princípios dessa ferramenta, suas indicações e aplicações como possibilidade de cuidado para crianças e adultos, bem como idosos acometidos com mal de Alzheimer.

QUARTA
Na França, o acordeon é chamado de Musette e tem uma afinação muito peculiar. Nesta quarta-feira (20), às 8h, o Raízes do Fole apresenta este instrumento que foi referência na música mundial na primeira metade do século 20.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, tem Mulheres na Frequência com o terceiro programa da trilogia em comemoração ao Dia Mundial do Rock! Nesta edição, o ouvinte vai ouvir os grandes nomes da vanguarda do rock mundial.

Às 15h, o Num Tá Ligado recebe o apresentador e programador, Arlison Vilas Boas, que é artista de rua há muitos anos no Recife e tem dentre as suas invenções musicais, a bateria de canos batizada de “Pipeboca”.

Mais tarde, às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Amaro Freitas, Cacau Lamaia, Catarina de Jah, Renna, Dom Santane a e Hrörnir.

Dando continuidade à programação do Julho das Pretas, às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor adentra na obra da cantora, compositora, instrumentista, produtora, diretora, performer, atriz e poeta Iara Rennó. Nascida em São Paulo e filha da cantora e compositora Alzira E, Iara sempre transitou no meio artístico e aos 17 anos já cantava com a mãe. Também foi vocalista da banda Itamar Assumpção, criou a banda DonaZica que sacudiu a cena paulistana no começo dos anos 2000 e desde 2008 vem apresentando seu trabalho solo que é super criativo e passeia pela poética do erotismo e sexualidade.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista o duo paulista de coldwave, synthwave a post punk Zviet, formado por Lunar Cinthia (Vocal, Guitar) and Nill Salles (Synth, Bass, Vocal). No Bloco Retrô tem a história da banda paulista Violeta de Outono. Bastante influenciada pelos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin e Gong, eram originalmente uma banda de pós-punk com alguns elementos psicodélicos embutidos, mas gradualmente acabariam por abandonar suas influências pós-punk e acrescentar elementos mais progressivos à sua sonoridade com o passar do tempo.

QUINTA
Nesta quinta-feira (21), Juçara Marçal fala sobre o novo EP, EPDEB, no BR-101.5, a partir das 11h. Às 15h, o Almanaque da Aconchego convida o Coletivo Obirin, que se denomina como um coletivo de comunicação negra. Na conversa com o radialista Ivison Henrique, o ouvinte confere as ações e história do coletivo, que tem um destaque nas produções audiovisuais. Na Toca do Saci o programa fala mais sobre a rádio comunitária e sobre os equipamentos de som necessários para conseguir montar uma rádio. O Baú apresenta um programa do ano de 2017 que foi sucesso: Paulet e o Raio Globular. E na indicação cultural, tem um livro super necessário para o momento atual: “Como conversar com os Fascistas” de Márcia Tiburi. E claro, muita música.

Às 18h, o Recife Lo-Fi bate um papo com Marcelo Rêgo, da banda Sargaço Nightclub. O artista fala sobre a trajetória da banda na cena independente pernambucana. Além disso, tem muita música com Mantra-X, Phalanx Formation, Cassio Sette, Anum Preto, Tempo Nublado e Diablo Angel.

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos fala sobre a Legislação Ambiental Brasileira, que consiste em um conjunto de leis, decretos e resoluções ambientais, com o objetivo de estabelecer regras para a preservação e conservação dos biomas nacionais. Nesse contexto de preservação se encontram os povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas e demais povos tradicionais que convivem de modo harmônico e integrado com a natureza, e que precisam que a legislação ambiental seja respeitada e efetivada. Entretanto, nos últimos anos, a legislação ambiental vem sendo atacada e desarticulada de forma a garantir que grandes empreendimentos possam se instalar em locais reservados, como as áreas de proteção ambiental e as reservas indígenas. 

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe